O que previne
Hexavalente ( DTPa – HB- IPV + HIB) conjugada com difteria, tétano, coqueluche acelular, poliomielite inativada, haemophilus influenzae tipo b e hepatite B, todas em uma única aplicação, usualmente utilizadas aos 2 e 6 meses de idade no nosso calendário vacinal.
A Difteria, conhecida popularmente como crupe, é uma doença bacteriana altamente contagiosa, que começa com uma infecção na garganta, podendo evoluir rapidamente causando problemas respiratórios, cardíacos e neurológicos.
O Tétano é uma doença grave causada por uma bactéria que afeta os músculos, causando espasmos musculares dolorosos, e pode frequentemente causar problemas respiratórios e morte. Esta bactéria pode ser encontrada no solo, fezes, pedaços de madeira e metais. A bactéria entra no corpo geralmente através de um corte ou ferida contaminada. Mesmos os pequenos cortes pode ser a fonte da infecção.
A Coqueluche (Pertussis) é uma doença bacteriana altamente infecciosa que provoca quadros de tosses prolongadas seguidas frequentemente de vômitos. Este componente, quando é administrado sob a forma da vacina DTP clássica é responsável pelos principais eventos adversos desta vacina como febre alta, convulsões, etc.
Na nossa clinica as vacinas disponibilizadas contém apenas a forma acelular que garante proteção adequada com redução significativa destas reações adversas.
O vírus da poliomelite é responsável pela paralisia infantil. E graças à vacinação, no Brasil, o último caso de poliomielite causado pelo vírus selvagem foi em 1989. A vacina inativada(VIP) oferece proteção com segurança contra esta doença e optamos pelo uso desta vacina inativada em todas as doses preconizadas na clinica. Obs: Após 6 meses de idade ,enquanto o Brasil continuar promovendo as campanhas de vacinação com pólio oral ,o paciente poderá usar nestas campanhas a pólio oral (VOP).
O Haemophilus influenzae do tipo b é uma bactéria que causa infecção generalizada, pneumonia, meningite,celulite ,epiglotite aguda,etc. A vacina é a principal inimiga desta bactéria, pois nas doses recomendadas, impede que a criança desenvolva essas doenças invasivas.